sábado, 16 de julho de 2011

A Voluntários

Um núcleo. O miolo que vive repleto. O punhado central da mais bela. O ponto principal e mais essencial das partes da incrível, da diversificada e da grande Porto Alegre. Não existe um ponto de partida ou o início do desemboque. Seja entrando na Avenida Farrapos, desembarcando na Estação Rodoviária ou saindo das extremidades de um dos bairros desta esplêndida cidade, ele será sempre um ponto de referência. Em alguns casos, será simplesmente o ponto. Só poderia ser ele, o centro histórico da capital gaúcha.
Passamos pela Voluntários de Pátria. Embora não saiba ao certo onde se dá seu início, é possível afirmar que ela é responsável por grandes ligações. Ruas paralelas e ramificadas compõem esta mini praça de variedades. Isto sem falar na Rua dos Andradas, aquela que serve de cover da 25 de março. Mas fiquemos na Voluntários. Num espaço mega estreito, seja nas calçadas ou no próprio meio da rua, existem aglomerados; As vozes do perigo começam na ausência de policias. Eles podem estar em peso nos desfiles da Beija-Flor, mas no dia a dia dos cidadãos a segurança é escassa. Quem não tem ouro em casa, pode adquirir algumas peças facilmente; Basta se dirigir aos gritos exaltados que saem de todos os cantos. Celulares e DVDs piratas. Os calçados esportivos são oferecidos aos quilos, sobressaindo-se pelo baixíssimo preço e por suas mais diversas marcas e estilos – ainda não subimos no Centro Popular de Compras, vulgo Camelódromo e eternos camelôs. No lado esquerdo a abordagem dos panfleteiros é estonteante. O esquerdo é relativo, sei. Mas você pode estar no seu esquerdo e terá os mesmos folhetos. Pegue-os! Caso queira evitar um jogo de marketing. Na calçada ao lado, salgados e doces estão à venda. Os preços? Variam conforme a quantidade a ser comprada. Faça um teste e, certamente, você terá três pastéis por um real. A proteção para o seu cartão de passagens está bem a sua frente. Basta solicitar atendimento ao senhor que está ao lado do vendedor de guarda-chuvas. Foi bom falar neles. Afinal é sempre aconselhável prevenir-se da chegada da chuva. Não pelas gotas somente, mas sim pelos tombos, ombradas, bolçadas e atropelamentos. Bengalas são perdidas, panos sintéticos cobrem os produtos e as bugigangas expostas, pernas saltitantes e uma sensação de adrenalina surge. Não apenas pelo condensamento da atmosfera, mas também quando alguém é sorteado para ser assaltado. Você pode ser do tipo que faz nada. Realmente, sempre perguntamo-nos: Mas o que eu poderia fazer? Até chegar a BM, a vítima retira a força suas cédulas no estabelecimento bancário, sob a ameaça de levar um tiro na cabeça. E infelizmente acontece, às vezes, sem sequer chegar ao banco.
Perto do meio dia, as opções de cardápio passam da casa dos trinta. Ala minutas, pratos feitos, lanches e churrasquinhos. Uma latinha substitui facilmente aquela garrafa de dois litros. Sejam grandes ou pequenos, os grupos preenchem as cadeiras das mesas. No plural, pois elas são sempre grudadas uma na outra. A refeição pode ser feita em pé, uma vez pronto o cachorro-quente dentro de cinco minutos. De qualquer modo, seja na banca do hot dog ou no segundo andar do prédio do McDonald's, o almoço irá satisfazer a todos.
Deixando o sorvetinho para depois, é possível dar uma passadinha breve no CPC e visitar as mais distintas bancas. Uma ao lado da outra; Isto é uma boa tática, afinal nem sempre eles têm uma nota de dez para retribuir o troco do cliente. Nos corredores, uma composição de lojinhas versáteis e pequenas. Cabides, pelúcias, vendedores e muitas oncinhas – algumas recém-saídas do caixa automático. Porretes são segurados pelos seguranças, mas mesmo assim camisetas são furtadas ousadamente. Se você cansou, desça pela escada rolante.
A diante, seguindo em direção ao famoso Mercado Público, um circo é oferecido à população – não deixando de lado os mendigos, que ilustrarão o viaduto Otávio Rocha. O homem das facas chama a atenção do povo com seus movimentos acrobáticos e fenomenais. É extraordinária a imobilização da estátua humana. Considerando que isto não irá te custar mais de dez centavos.
Um espaço que já serviu de palanque para o Lula. Um local que reúne políticos, jovens revolucionários, feiras, passeatas e grandes movimentos. A esquina democrática do centro da capital é, sem dúvida, um marco de realizações.  
Porto Alegre pode ser vista por diferentes ângulos. Muitos turistas adorariam ter a chance de viver nesta ilustre cidade, que recebe o nome característico do sentimento de muitos de seus habitantes. E é esta alegria que abastece constantemente o pessoal da Voluntários da Pátria; Uma rua cheia de opções e personagens fabulosos, que estarão sempre esperando por você.                              





Nenhum comentário:

Postar um comentário